29.6.07

Sósia palestino de Mickey é "morto" em programa infantil



Adaptado da Folha Online

O sósia palestino do personagem da Disney Mickey Mouse, Farfur, foi assassinado no último episódio de seu programa por um ator vestido de militar israelense. O trágico final foi ao ar nesta sexta-feira (29).

A emissora de televisão Al-Aqsa, controlada pelo Hamas, criou polêmica com a exibição do programa infantil, denunciado por Israel como uma tentativa de doutrinar as crianças contra os israelenses e os Estados Unidos.

Leia mais aqui

23.6.07

Caçadores cegos querem matar veados com raio laser nos EUA

Do portal G1 (dica do Kibeloco):

Um projeto de lei aprovado semana passada no Texas (Estados Unidos) prevê a legalização do uso de miras a laser para que caçadores cegos "enxerguem" melhor seus alvos.

Atualmente, dezenas de pessoas cegas dão seus tiros pelas matas do estado com a ajuda de um acompanhante de visão normal, maior de 13 anos e com autorização para caçar.

"Isso choca muita gente", disse Chase Bearden, membro atuante da Coalizão dos Texanos com Deficiências e defensor do projeto. "Mas não é um esporte só para a visão - você usa todos os sentidos."

Leia mais aqui

16.6.07

Jornalista é demitida por comemorar morte de deputado

Adaptado do Globo Online

A âncora de um dos principais telejornais do Líbano foi demitida na sexta-feira, depois que os microfones da emissora captaram uma conversa em que ela não só comemorava o assassinato de um deputado anti-Síria como pedia que um ministro fosse o próximo a morrer. O caso movimentou o dividido meio político do Líbano, já que o dono do canal de TV é o presidente do Parlamento, o oposicionista pró-Síria Nabih Berri.

Leia mais aqui

12.6.07

China prende dupla que contratou cego para projetar ponte que caiu

Da Folha Online

Dois chineses foram presos por contratarem um cego para projetar uma ponte que ruiu durante a construção, ferindo 12 trabalhadores, informou a imprensa local nesta terça-feira.

De acordo com a agência de notícias Xinhua, uma corte da província de Jianxi (sul) condenou Huang Wenge, prefeito de uma vila do Condado de Xiushui, a 18 meses de cadeia, e o líder de um partido local, Xia Jiazhong, a 12 meses de prisão.

Segundo a Xinhua, em novembro de 2006 ambos contrataram um empreiteiro para a construção de uma ponte. Posteriormente, este transferiu a responsabilidade da obra a um segundo empreiteiro, Xia Huaqing, que é cego.

Huaqing sugeriu mudanças no projeto da ponte e, de acordo com a agência chinesa, ambos aprovaram as sugestões sem consultar autoridades superiores.

O novo design foi usado na ponte, que veio abaixo durante a obra, de acordo com a Xinhua.

Leia a notícia original aqui

Chavez pede a seguidores que doem bens desnecessários

Adaptado do Globo Online

O presidente venezuelano, Hugo Chavez, recomendou a seus seguidores que abram mão de bens que não usam, como uma geladeira a mais, porque espera que apenas verdadeiros socialistas sejam membros do novo partido que ele está formando.

- Quem tem uma geladeira que não precisa, que coloque na praça da vila. Quem tem um caminhão, um ventilador ou um fogão que não precisa, dê alguma coisa. Não sejamos egoístas. Eu exijo isso de vocês - disse Chavez numa cooperativa leiteira, em comentários divulgados nesta segunda-feira.

Chavez prometeu doar 250 mil dólares do próprio bolso.

- Vamos ver quem segue o exemplo - acrescentou.

Leia mais aqui

9.6.07

Panfleto para Parada Gay orienta como cheirar cocaína

Adaptado da Folha Online

Impresso em 40 mil exemplares, um panfleto produzido para ser distribuído na Parada do Orgulho GLBT de São Paulo orienta os participantes sobre o uso de cocaína.

"Para cheirar, prefira um canudo individual a notas de dinheiro", diz o material, que também traz dicas sobre outras drogas: "Faça uma piteira de papel se for rolar um baseado"; "Compartilhe a droga, nunca o material a ser usado".

A cartilha estampa o selo colorido do Governo Federal, aquele do slogan "Brasil, um País de Todos". O Ministério da Saúde confirma que os dados utilizados no texto são coerentes com a sua política de redução de danos.

Também estão impressos na cartilha logotipos dos programas contra DST/AIDS do governo estadual e da Prefeitura de São Paulo, do Ministério do Turismo e da Embratur. Entretanto, segundo as respectivas assessorias de imprensa, os órgãos não tiveram participação na elaboração do material.

Leia mais aqui

1.6.07

Prisioneiros pedem volta da pena de morte na Itália

Adaptado da BBC Brasil

Centenas de prisioneiros condenados à prisão perpétua na Itália pediram ao presidente Giorgio Napolitano a restituição da pena de morte. O pedido foi feito em uma carta publicada nesta quinta-feira no jornal italiano La Repubblica.

Existem quase 1,3 mil prisioneiros condenados à prisão perpétua na Itália; cerca de duzentos deles já cumpriram mais de 20 anos. Segundo as leis italianas, esses condenados só têm chance de sair da cadeia, através do direito a curtos períodos de liberdade, depois de cumprir dez anos e uma eventual libertação - condicional - depois de 26 anos de boa conduta na prisão.

Leia mais aqui